A nossa história

Na origem desta equipa, está o nosso mestre, Guilherme Machado.

Nascido em 1988 na Ilha Terceira, Açores, desde cedo descobriu duas paixões: o Jiu-Jitsu e o mar. A disciplina começou na Escola de Fuzileiros, onde concluiu a recruta como melhor formando, seguindo depois para a exigente Escola de Mergulhadores de Combate, num processo de seleção de mais de 200 candidatos. Concluiu o curso, integrando o grupo restrito dos cinco que o completaram.

Lado a lado com a carreira militar, a jornada no Jiu-Jitsu começou na Gracie Barra. Desde o primeiro treino, ficou envolvido pela arte, fascinado pela combinação de técnica, estratégia e respeito mútuo. Rapidamente, percebeu que o Jiu-Jitsu não era apenas um desporto, mas um caminho que queria percorrer. A disciplina militar e a intensidade do tatame tornaram-se complementares, moldando a abordagem à vida e à prática que hoje ensina.

Entre 2014 e 2015, esteve no Togo, África, abrindo a primeira academia de Jiu-Jitsu do país, deixando um legado que perdura até aos dias de hoje. Saiu do Togo e viajou para o Brasil, onde treinou e aprimorou o Jiu-Jitsu nas suas raízes, antes de regressar às suas origens e se fixar, com a sua família, nos Açores.

Em 2016, fundou a primeira academia de Jiu-Jitsu na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo. Só anos mais tarde, em 2021, funda a segunda academia da modalidade, do outro lado da ilha, na freguesia dos Biscoitos, de modo a dar resposta ao aumento da procura por parte dos mais novos. O crescimento da equipa GM Jiu-Jitsu, rapidamente, mostrou a necessidade de evolução e, em 2025, nasceu a SAIKō, uma academia totalmente dedicada ao Jiu-Jitsu e a todos os atletas desta equipa.

Hoje, a nossa equipa acolhe crianças, jovens e adultos de todas as idades e níveis, permitindo que cada atleta evolua ao seu ritmo e de acordo com os seus objetivos, seja aprimorar técnica, ganhar confiança, competir ou simplesmente desfrutar da prática.

Apesar das diferenças de idade e nível, todos fazem parte da mesma equipa, aprendendo uns com os outros e contribuindo para um ambiente seguro, motivador e enriquecedor.

“Quem pratica Jiu-Jitsu encontra o caminho para a sua melhor versão.”